Skip to content

Ácido Hialurônico: quem é o queridinho dos procedimentos estéticos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mulher branca de meia idade com a mão no rosto após a aplicação de ácido hialurônico

Pele do rosto sem rugas, lisinha, macia e com brilho. Você imaginou uma aparência jovem? A maioria das pessoas sim e isso é normal. A estética facial está em alta e o grande protagonista do momento é o ácido hialurônico.

Para entender tudo sobre o assunto, entrevistamos a dermatologista Anne Correia.

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo corpo humano responsável por dar volume, elasticidade e sustentação à pele. Essa substância é uma molécula líquida de C14H21NO1 que se liga à moléculas de água (H2O) e as retém, como se fosse uma esponja. Dessa forma, a água faz o seu trabalho de hidratação e nutrição da pele ao redor das moléculas dessa substância.

O resultado fisicamente é uma pele de aparência firme, hidratada, com brilho e sem rugas.

Mas segundo a Dra. Anne, “infelizmente, com o passar do tempo, essa produção de ácido hialurônico vai sendo diminuída, a partir dos 25 anos de idade, devido ao envelhecimento cutâneo”.

É só fazer uma comparação entre a pele do bebê e a pele de um idoso de 80 anos, que tem muito mais substâncias regeneradoras e, por isso, uma pele sem imperfeições.

Quando a produção do ácido hialurônico diminui a sustentação cai, e é quando começa aparecer as primeiras rugas, olhos profundos, manchas na pele e aparência sem brilho. Isso normalmente acontece a partir dos 25 anos.

Nesse sentido, a reposição dessa substância em procedimentos estéticos é a melhor alternativa para corrigir as imperfeições de pele e manter a aparência jovem.

O uso estético do ácido hialurônico

Usando a linha de ácido hialurônico da Croma como referência, vamos explicar como os procedimentos estéticos funcionam e para quem eles são indicados.

Ácido Hialurônico Industrial

O ácido hialurônico estético é produzido especialmente para os procedimentos de preenchimento. O diferencial dessa substância é a consistência gel, formulada para que essa substância tenha efeito prolongado.

Dra. Anne explica com mais detalhes.

“O ácido hialurônico está presente em todos os organismos vivos. Existem várias formas de sua extração para o desenvolvimento do ácido hialurônico sintético”.

“Hoje, temos tecnologia adequada para obter um produto com estabilidade e boa funcionalidade, conseguindo recuperar toda essa perda da pele, devolvendo a hidratação e o volume”.

Os procedimentos estéticos com essa substância podem durar de 1 a 2 anos.

Já a substância natural produzida pelo corpo humano tem consistência líquida e se dissolve em 72 horas, de forma que não se torna financeiramente vantajosa.

Existe risco nos procedimentos com ácido hialurônico?

Menos de 1% dos procedimentos têm alguma reação alérgica porque o ácido hialurônico é uma substância natural do corpo humano.

Segundo a Dra. Anne, “é um procedimento que a cada dia fica mais comum, tendo pouquíssimas complicações quando feito com a técnica correta”.

Porém, muitas pessoas ainda procuram profissionais e clínicas que não seguem os protocolos de segurança, atraídas pela luxúria estética. Assim, o maior risco é não aplicar com profissionais capacitados.

Produtos com Ácido Hialurônico

“O ácido hialurônico está presente na maioria dos dermocosméticos. A forma tópica (serum, creme, gel) é indicada para quem procura hidratação da pele, melhora da flacidez, melhora das rugas finas e para quem quer ter uma pele mais brilhante e saudável”.

Vamos conhecer mais sobre o preenchimento e sobre o sérum!

Preenchimento cirúrgico minimamente invasivo

Sobre o procedimento cirúrgico, realizado apenas por profissionais habilitados, a Dra. Anne explica:

“O ácido hialurônico injetável é indicado para tratar rugas, aumentar o volume de sulcos que já estão marcados e melhorar algumas imperfeições”.

“Como exemplo temos o preenchimento de olheiras, ‘bigode chinês’ e ‘pés de galinha’. Além disso, o ácido hialurônico injetável também pode ser usado para locais que precisam de uma hidratação mais intensa, como nos lábios.

Essa cirurgia é considerada minimamente invasiva, pois não realiza grandes incisões e deixa pequenas cicatrizes.

Cosmético sérum

Outra opção do uso de ácido hialurônico são os séruns tonificantes. Suas formulações são altamente hidratantes e contém vitaminas e antioxidantes, além dessa substância.

O sérum é um cosmético de uso regular e os resultados demoram para aparecer. Assim, ele é indicado como um remédio preventivo para quem quer corrigir pequenas imperfeições logo no início.

Para quem tem medo de agulha, essa também é uma opção de tratamento.

Segundo a Dra. Anne, o cosmético “é indicado para quem procura hidratação da pele, melhora da flacidez, melhora das rugas finas e para quem quer ter uma pele mais brilhante e saudável”.

Qual a diferença entre o tratamento cirúrgico e o uso de dermocosméticos?

Dra. Anne: A forma injetável é indicada para tratamento de rugas marcadas e locais que precisam de uma hidratação intensa e profunda, como nos lábios.

O uso recorrente da forma injetável, através dos preenchimentos, devolvem o volume para a pele, corrige imperfeições e cicatrizes e contribui para o tratamento de rugas. Apenas a forma injetável consegue repor o volume e ter um preenchimento.

A forma tópica (sérum, creme, gel) pelos dermocosméticos que contem o ácido hialurônico ajuda a melhorar a hidratação da pele de forma difusa, mais superficial. Ela melhora o aspecto da pele e contribui para repor no organismo a perda da hidratação, elasticidade e firmeza.

Dicas para manter uma pele bonita e saudável

O ácido hialurônico tem vários benefícios, mas não trabalha sozinho. Por isso, pedimos para a Dra. Anne dicas de como cuidar bem da pele.

“Para ter uma pele saudável, firme e hidratada, além do ácido hialurônico, temos que repor o colágeno (que a produção também vai diminuindo a partir dos 25 anos de idade)”.

“Temos que nos preocupar em ter uma fotoproteção adequada (uso diário de protetor solar, evitar exposição solar), uma boa alimentação, evitar o tabagismo, ter uma boa noite de sono e tomar muita água. Tudo isso influencia na sua pele!”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e amigas!

Quer saber mais sobre procedimentos estéticos com ácido hialurônico? Acesse o blog da Croma!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SAIBA TUDO SOBRE SUA PELE

Dicas de cuidados com a pele do rosto depois dos 40

Em cada fase da vida existe um cuidado especial com a pele do rosto. Isso é necessário, pois ela fica exposta a fatores muito prejudiciais como a poluição e o sol intenso, além do próprio envelhecimento. A partir dos 40 anos, a maior preocupação são as pequenas rugas que...

O que é sérum e como ele mantém a pele hidratada e bonita?

O sérum é um líquido aplicado na pele com o objetivo de nutrir, hidratar e corrigir imperfeições. Eles são considerados tônicos da pele porque têm fórmulas concentradas e poderosas, onde o principal ingrediente é o ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um hidratante natural produzido pelo corpo humano, responsável...